quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Festa de batismo da Estrela Guia e lançamento do enredo 2010


"Estrela Campeã Por Natureza". É com essa filosofia que a mais nova escola de samba virtual disputará o grupo de avaliação visando o grupo de acesso da Virtua Folia 2011. Criada em julho deste ano, o G.R.E.S.V Estrela Guia vem com a intenção de abrilhantar ainda mais os desfiles das escolas de samba na Passarela Sérgio Porteleandro. 

O nome da agremiação surgiu em homenagem a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola sinônimo de vanguarda, inovação e ousadia. As cores da escola se assemelham à Mocidade, porém sua estrela é amarelo ouro com pequenas estrelas em volta. Além disso, pequenos laços amarelos envolvem o nome da agremiação e a data de sua fundação.

A festa de batismo da escola aconteceu no último dia 18 e contou com a presença de sua madrinha, a Sociedade Águia Real com toda a diretoria, 1 º casal de mestre sala e porta bandeira, além do rei e rainha da bateria da Águia, Alexander Brívio e Vivi Carqueijo. A celebração foi realizada na quadra da Estrela Guia, localizada em Santos, litoral de São Paulo. 

A Estrela disponibilizou um ônibus exclusivo para que toda a direção na Sociedade viesse do Rio de Janeiro até santos. As festividades começaram às 11 da manhã com um churrasco, entrando a noite com a apresentação da bateria das escolas e o batismo do pavilhão. Logo após, uma chuva de fogos de artifício do terraço da escola encerrou a noite que comemorava o nascimento da mais nova agremiação da internet.

Para o grupo de avaliação, a Estrela Guia levará à avenida o enredo "Verde Que Te Quero Verde", contando a história da cor de mais destaque em seu pavilhão. O enredo passará por toda a simbologia do verde na antiguidade e também do verde no cotidiano. Além disso, a escola pretende fazer uma auto-homenagem ao seu nascimento e à escola que a originou.

Os interessados em participar da disputa que vai eleger o samba da Estrela Guia, devem mandar as obras até o dia 25 de setembro. No dia 28 será divulgado no blog e na comunidade do orkut o samba campeão. O e-mail da escola é quadraestrelaguia@gmail.com  

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104717435 

Siga-nos: @gresestrelaguia 

Confira abaixo o logotipo e a sinopse do enredo "Verde Que te Quero Verde".

Prefácio: 

Desde os primeiros registros da existência de vida na terra, as cores exercem um papel primordial na evolução do ser humano. As cores estão sempre em nosso redor: nas roupas que vestimos, na decoração de um ambiente, na fauna, na flora e na luz solar (contendo esta as 7 cores do arco-íris). Quando utilizada de maneira correta, torna-se uma importante ferramenta para o equilíbrio de ambientes e seres vivos, gerando bem-estar, preservando a saúde, facilitando a comunicação entre as pessoas, elevando a autoestima, reduzindo estresses, facilitando a assimilação de mensagens e aumentando a vitalidade.

Em um mundo tão multicor, o verde é uma das mais importantes pigmentações existentes: matas, símbolos e religião são alguns fatores em que o verde sempre esteve presente. E hoje, a Estrela Guia pede licença e mostra a relevância desta cor não apenas em nosso cotidiano, mas também como símbolo máximo de um sentimento outrora perdido por um mundo cada vez mais incolor; Apela para a necessidade de novamente o ser humano olhar para si e buscar no verde e branco mar de cada pavilhão a inocência da criança e nos trazer de volta o mais belo e verdejante amanhã. 

G.R.E.S.V. Estrela Guia - Carnaval 2010 

"Verde que te Quero Verde" 

De luz, muita luz,
Duendes "protetores do verde" anunciam!
Surge, ao céu, o amarelo e o azul
A Estrela Guia nasceu..."Verdejante Harmonia"!

Colhendo "verdes frutos" brotados em cada via 

Por infinitas luzes refletidas
No brilho "verde esmeralda" da Estrela
Contando a história saída do ventre
De Gaia, Mãe-Terra sempre presente 


Que em "verde latin" eu os saúdo,
Na mais cintilante forma de expressão
Passando de geração em geração,
Pela China e Egito, também no imaginário cristão
Chegando, finalmente à "verde bandeira" da Nação!
Trazendo no "verde do meu Xingu"
A rica floresta deste quinhão 


Porém, em nosso dia-a-dia, criamos a mais perfeita simbologia
Talvez um trevo eu encontre mais ao Norte!
Espantando a inveja, acalmo a raiva e trago a sorte!
Então...Eu paro, penso..."Sigo em frente!”
Pois até "passarinho verde" vive contente 


E não por menos... Ainda acredito!
O "verde esperança" nunca será reprimido
Assim como as "verdes paixões" em nosso peito
Trazendo de volta à minha Mocidade
Oh! "Verde Que Te Quero Verde", Cubra-nos com teu manto por toda a eternidade!
 

Notas

Verde: Parte do sistema de cores secundárias, formadas pela mistura de duas cores primárias. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O verbo latino viridere significava estar verde, verdejar. 

Duendes: Elemental da terra que protege os vegetais. Sua origem é proveniente da mitologia europeia semelhantes a Fadas e Goblins. Embora suas características variem um pouco pela Espanha e América Latina.  

Gaia: Geia ou , segundo a mitologia grega, era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. De acordo com Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.



Um comentário:

  1. parabens pela sinopse. começamos bem!!!quando tiver festa aí em sampa, mi convida,rsrs..abraço!

    ResponderExcluir