terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carnaval Virtual - Como funciona?



Muitos conhecem, mas poucos entendem. Pensando nisso a Estrela Guia tomou a inciativa de fazer uma breve explicação sobre como funciona o Carnaval Virtual

Primeiramente, a idéia de carnaval virtual surgiu por grandes apaixonados pela maior festa popular do mundo. Tendo em vista que o carnaval que conhecemos hoje em dia acontece somente uma vez ao ano, alguns internautas tomaram a inciativa de, digamos, esticar ainda mais essa festa e traze-la para a internet de uma forma democrática, sem fins lucrativos e divertida. É uma brincadeira levada a sério. 

Na realidade o carnaval virtual se assemelha em algumas partes com os desfiles de escolas de samba que vemos pela televisão, porém com alguns pontos divergentes. A invés de ser transmitido pela televisão, a cobertura do carnaval virtual é feita pelo computador. Nesta ocasião, as Ligas existentes cuidam de toda a parte de transmissão e divulgação. 

É disponibilizado no site das ligas uma espécie de "Passarela" feita virtualmente através de ilustrações, contendo arquibancadas, recuso da bateria, olofotes, etc. Enquanto a parte logística é organizada, as agremiações tem como responsabilidade iniciar a preparação dos desfiles, através da definição do enredo, sinopse, disputa de samba e confecção dos figurinos. A comissão julgadora avalia somente alguns quesitos se comprado ao carnaval real, são estes: samba, enredo, fantasia, alegorias e conjunto.

 A agremiação criará  uma sinopse contento a proposta do enredo  para os compositores. Neste caso, qualquer um pode participar da composição: basta enviar para a escola o áudio, podendo ser gravação em estúdio ou caseira, ficando a escolha do compositor. Não é obrigatório ter instrumentos de base; O carnavalesco elaborará a toda a  parte visual do desfile: fantasias e alegorias: desenho à mão, lápis de cor, imagens em 3D ou qualquer tipo de confecção. 

Dando continuidade a organização dos desfiles, a Liga em questão estipulará um prazo para a entrega de todo o material do desfile. Logo após, a instituição anunciará a data oficial dos desfiles. Quando chegar a data, basta entrar no site do orgão e seguir as instruções para escutar a transmissão e acompanhar a apresentação das escolas, ocorrendo geralmente no meio do ano, mais precisamente no mês de julho. 

Para melhor esclarecer o entendimento do carnaval virtual, segue abaixo dois links com exemplos de desfiles virtuais. O primeiro link, é da atual campeã do Grupo de Elite da VIRTUAFOLIA, a Pura Soberba e no outro, a 3ª colocada no Grupo de Acesso, a nossa madrinha, Sociedade Águia Real. Lembrando que para melhor entendimento do desfile, a visualização das páginas devem começar de baixo para cima. No dia do desfile oficial, enquanto o internauta rola a barra de rolagem, a transmissão vai narrando cada desfile com o samba enredo oficial de cada escola ao fundo



Pura Soberba


Águia Real


Nós da Estrela Guia escolhemos a VIRTUAFOLIA em razão de que a filosofia da liga se assemelha com a da Escola, assim como o incentivo artístico/criativo proveniente da instituição. Atualmente a VIRTUAFOLIA conta com 12 escolas no Grupo de Elite e 7 escolas no Grupo de Acesso. Este ano, 11 escolas se inscreverem para o Grupo de Avaliação. 

Caso a Estrela Guia seja aprovada pela comissão de avaliação da VIRTUAFOLIA, disputaremos logo a seguir, em  2011, o grupo de Acesso juntamente com as co-irmãs já existentes dentro deste grupo.

A Estrela Guia deseja à todas as co-irmãs virtuais um ótimo desfile e boa sorte na VIRTUAFOLIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário